Ingredientes:

• 1 cup (=chávena de chá) de curgete ralada
• 1/2 cup (=chávena de chá) de cenoura ralada
• 1/3 cup (=chávena de chá) de farinha de grão (mais se necessário)
• 2 c. sopa de cebola picada
• 1/2 c. café de coentros em pó e/ou cominhos em pó
• sal marinho e pimenta preta a gosto
• azeite virgem (para untar a frigideira)

Preparação:

Numa taça junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula até a curgete começar a largar água. Vá misturando até conseguir uma pasta, se a mistura lhe parecer demasiado líquida (há curgetes que deitam muita água) adicione um pouco mais de farinha de grão e volte a misturar. Pretende-se uma massa mais espessa do que a de panquecas por exemplo, mas não demasiado densa e seca*.

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio e deite um fio de azeite, espalhando-o pela superfície de forma a untá-la. Adicione uma colher da mistura e pressione levemente com uma espátula, de forma a espalmá-la ligeiramente. Deixe cozinhar 2 a 3 minutos e vire-a com a ajuda da espátula. Cozinhe mais 2 a 3 minutos e transfira para um prato ou travessa. Repita para a restante mistura.
Poderá acrescentar uma colher de iogurte “veggie” e coentros frescos no final (opcional).

(Foto e receita em https://blogdaspice.com/pataniscas-de-legumes/)