𝗢 𝗿𝗶𝘁𝗺𝗼 𝗼𝘂 𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼 𝗰𝗶𝗿𝗰𝗮𝗱𝗶𝗮𝗻𝗼 (do latim circa = cerca de + diem = dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz e da temperatura entre o dia e a noite. Este ciclo regula todos os ritmos fisiológicos e psicológicos do corpo humano, influenciando, por exemplo, a digestão, o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, um assunto tão interessante quanto difícil e complicado, acredita-se que cada órgão tenha o seu próprio relógio, ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade. É propriamente naquela faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão.
Um distúrbio ou uma doença que aparece com frequência (ou sempre) na mesma hora em que a energia é máxima em um determinado órgão, fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso.

Para quem está interessado em aprofundar este tema sugiro que consultem a página da Escola de Medicina Tradicional Chinesa.
https://esmtc.pt/blog/ritmo-circadiano-medicina-chinesa