Será que os ingredientes de uma SALADA só se limitam a tomate, alface e cebola? 🤔🍅

Podemos usar numa salada, legumes e verduras: 🥒🥑🥕🥬🍠🌽🧅🧄

- agrião
- espinafre baby
- rúcula
- courgette (como se fosse esparguete)
- cenoura ralada
- nabo ralado
- beterraba ralada
- couve roxa (ou outras a gosto)
- pepino
- pimento
- aipo
- rabanete
- rábano ralado
- ervas aromáticas
- abacate
- leguminosas (grão, feijão, lentilha, ervilha, fava)
- arrroz (arroz vaporizado, semi-integral, integral, vermelho, …) - hidratos de carbono de boa qualidade
- millet
- quinoa
- trigo-sarraceno

E, por fim, para além dos temperos, falta acrescentar as Sementes (cânhamo, sésamo, girassol, abóbora,…).

O nosso corpo é 70% água, portanto uma DICA super importante ainda mais nos dias de calor é ter em atenção à ingestão de líquidos: água (sempre que possível em frasco de vidro), águas frutadas (para quem a água significa um "sacrifício") e sumos (centrifugadora ou espremedor) e batidos (liquidificadora) naturais.

Ingredientes:

• 1 cup (=chávena de chá) de curgete ralada
• 1/2 cup (=chávena de chá) de cenoura ralada
• 1/3 cup (=chávena de chá) de farinha de grão (mais se necessário)
• 2 c. sopa de cebola picada
• 1/2 c. café de coentros em pó e/ou cominhos em pó
• sal marinho e pimenta preta a gosto
• azeite virgem (para untar a frigideira)

Preparação:

Numa taça junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula até a curgete começar a largar água. Vá misturando até conseguir uma pasta, se a mistura lhe parecer demasiado líquida (há curgetes que deitam muita água) adicione um pouco mais de farinha de grão e volte a misturar. Pretende-se uma massa mais espessa do que a de panquecas por exemplo, mas não demasiado densa e seca*.

Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio e deite um fio de azeite, espalhando-o pela superfície de forma a untá-la. Adicione uma colher da mistura e pressione levemente com uma espátula, de forma a espalmá-la ligeiramente. Deixe cozinhar 2 a 3 minutos e vire-a com a ajuda da espátula. Cozinhe mais 2 a 3 minutos e transfira para um prato ou travessa. Repita para a restante mistura.
Poderá acrescentar uma colher de iogurte “veggie” e coentros frescos no final (opcional).

(Foto e receita em https://blogdaspice.com/pataniscas-de-legumes/)

Em vez de batatas fritas de pacote e outros alimentos menos fazem saudáveis, os chips de vegetais são fantásticos para se comer na praia. Pode preparar em casa com batata, courgette, batata-doce, beterraba, maçã…
Corte os legumes em fatias bem finas e leve ao forno, para assar, em cima de papel vegetal. No fim, tempere com uma pitada de sal, ou pimenta ou ervas, como preferir.

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