Esta receita é de uma grande amiga e Chef vegetariana, a Isabel Gonçalves, que atualmente está em Aljezur no Mó Veggie Bistrô. 

Bolo de cenoura e beterraba

Ingredientes (para uma forma de 16 cm):

Para a camada cor de laranja: 2 cenouras, 1,5 chávena de farinha de amêndoa, 1 chávena de tâmaras, 1/2 chávena de coco desidratado, pitada de canela, pitada de sal marinho.

Para a camada cor de rosa - 1,5 beterraba de tamanho semelhante a uma bola de golf, 1,5 chávena de farinha de amêndoa, 1 chávena de tâmaras, 1/2 chávena de coco desidratado,pitada de sal marinho.

Para decorar: 100g de framboesas ou morangos, folhas de menta frescas, raspas de cacau, raspas de laranja...

Preparação:

1. Lavar e descascar as cenouras e beterrabas.

2. As camadas fazem-se repetindo um mesmo procedimento , mas de forma separada para garantir que não há contágio de cor.

3. Caso tenha uma trituradora potente, pode apenas cortar os vegetais em pedaços, caso contrário será preferível ralar as cenouras e beterrabas previamente.

4. Juntar no copo da trituradora os ingredientes respetivos à camada cor de laranja. Triturar até obter uma textura homogénea.

5. Numa forma e lateral amovível, coloque 1/2 da pasta cor de laranja nivelando o melhor possível com as mãos. Guardar a restante no frio

6. Repetir o processo para a pasta cor de rosa. Alternar as 2 pastas. Cobrir com uma folha de papel vegetal e guardar no congelador, mínimo de 5 horas, retirar 1 h antes de servir. Esta é a receita original.

Eu acrescentei à receita original uma base com: 1/4 de chávena de óleo de coco, 1/4 de chávena de manteiga de cacau derretido, 1/4 de chávena de pasta de amêndoa crua, 2 colheres de sopa de lucuma em pó, 1/4 de chávena de açúcar de coco, 1 colher de chá de tamari, 1/4 de chávena de água quente, 1/4 de chávena de amêndoas inteiras (demolhadas 6-8h). Esta base não é necessária, mas cá em casa disseram que assim fica mais saboroso pois faz contraste com o resto do bolo! 

Bom apetite!